segunda-feira, 31 de março de 2014

GENTE QUE FAZ A DIFERENÇA

Sob o comando do Prof. Drndo. Wagner Geminiano dos Santos, a Secretária de Ação Social de São José da Coroa Grande vem se destacando no município, e ganhando admiradores nas cidades circunvizinhas. Com uma equipe altamente qualificada, a secretária de ação social é hoje, a menina dos olhos da população. Pudera, as ações voltadas a população se multiplicam a cada dia que passa. A atuação da secretaria é plausível até mesmo pela oposição, que chega a afirmar que nunca antes na história da cidade se fizera tanto.

#SEGUERELATÓRIODEATIVIDADESDASECRETARIADEAÇÃOSOCIALDES.J.C.G








RELATÓRIO DE ATIVIDADES DA SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL
(CRAS, CREAS, BOLSA FAMÍLIA, SCFV)


Centro de Referência em Assistência Social – CRAS

Atividades com o Grupo de Idosos de Bem Com a Vida (180 idosos): 

1 Atividades de recreação e hidroginástica (segundas, quartas e sextas)
2 Oficinas de artesanato (terças e quintas)
3 Acompanhamento psicossocial
4 Confraternizações e comemorações (carnaval (Bloco de Bem Com a Vida), Dia das mães (jantar no Mara Restaurante), São João (Arraial de Bem Com a Vida: Quadrilha Junina), Encontro Regional da Terceira idade em Tamandaré (festa anos 60), encontro com o Grupo de Idosos de Barra Grande, Confraternização de final de ano (Lual no Restaurante Bugalhau).
5 Reuniões e encontros mensais com o grande grupo
6 Coral natalino

Atividades com o Grupo de Gestantes (60 gestantes/mês em média): quando assumimos este grupo tinha apenas 10 gestantes.

1 Palestras e reuniões mensais para discussão de temas atinentes a gravidez e pós-parto, visando fortalecer os vínculos maternos e familiares contribuindo com o acompanhamento do pré-natal e das consultas periódicas aos médicos pelas gestantes.
2 Oficinas de artesanato para confecção das lembrancinhas do bebê
3 Distribuição de enxovais de primeira qualidade no mês anterior ao nascimento
4 Produção de books fotográficos das gestantes fortalecendo a autoestima no período de gravidez.

Política de formação e profissionalização da população do município, em especial os beneficiários do Programa Bolsa Família com a oferta de cursos profissionalizantes, pactuados junto ao PRONATEC Bolsa Família em parceria com instituições de ensino reconhecidas nacional e internacionalmente como SENAI e IFPE. 

Reforma do Antigo prédio da CIBRAZEN para adequação de uma sala de cursos técnicos

- Cursos ofertados:

1 Encanador Hidráulico (SENAI): 40 técnicos formadas
2 Refrigeração e Ar Condicionado (SENAI): 40 técnicos formados
3 Eletricista Predial (SENAI): 40 técnicos formados
4 Manipulador de alimentos (IFPE): 16 técnicos formados
5 Operador de Computador (IFPE): 16 técnicos em formação
6 Auxiliar de Secretaria Escolar (IFPE): 16 técnicos formados
7 Auxiliar Administrativo (SENAI): 60 técnicos formados
8 Padeiro (SENAI): 32 técnicos formados
9 Almoxarife de obras (SENAI): 120 técnicos formados
10 Eletricista (SENAI): 40 técnicos formados

Cursos em andamento:

1 Ajustador mecânico (SENAI): 40 técnicos em formação 
2 Pedreiro de Alvenaria (SENAI): 40 técnicos em formação
3 Programador em Torno CNC (Controlador Numérico Computadorizado) (SENAI): 36 técnicos em formação.

Política de inserção produtiva da população coroense
1 Apoio ao artesanato local
2 Promoção da 1º Feira de Artesanato de São José da Coroa Grande – 1º COROART ainda no mês de janeiro.
3 Trabalho em parceria com algumas associações do município incentivando e apoiando a inserção produtiva no município de acordo com as demandas locais.
4 Programa Pernambuco no Batente com aporte de meio milhão de reais mais maquinários para estruturação de uma cooperativa de recicláveis no município.

Política de inclusão social das minorias 
1 Realização da Semana da Mulher em parceria com a Secretaria de Saúde com a oferta de serviços variados (Corte de cabelo, escova, massagem, aferimento de pressão, diabetes, mamografia, distribuição de brindes, etc.)
2 Inclusão social de minorias (LGBTS, negros, deficientes etc.)
3 Campanha em parceria com o Governo do Estado contra a violência doméstica e contra as mulheres.

Política de Habitação: Minha Casa, Minha Vida
1 Cadastramento de famílias dentro das condicionalidades (moradores de casa de palha, taipa ou madeira/moradores de áreas de invasão (áreas vedes e APAs)/Famílias no Aluguel Social/Idosos em vulnerabilidade social/Mulheres Chefes de Família/Beneficiário do PBF) para serem contempladas com casa do Programa Minha Casa, Minha Vida. (60 casas para municípios com menos de 50 mil habitantes, com a possibilidade de mais 60 diante da demanda de nosso município).

Programa de Segurança Alimentar SÃO JOSÉ SEM FOME
1 Distribuição de 1000 cestas básicas para a população carente do município, de acordo com as condicionalidades de renda per capita, mulheres chefes de família, com crianças menores de 14 anos, idosos, doentes crônicos em situação de vulnerabilidade social.

Centro de Referência Especializado em Assistência Social – CREAS 

Formação da equipe do CREAS conforme NOBRH/SUAS 2012
Promoção da Semana de Enfrentamento a Violência Sexual Contra Criança e Adolescentes.
Assinatura do Pacto Regional de Enfrentamento a Violência Sexual Contra Criança e Adolescente em consonância com a política nacional de combate a este problema.
Criação do Comitê Operacional – COP para construção e elaboração do Plano Municipal de Enfrentamento a Violência Sexual contra criança e adolescente em atendimento a política nacional para a área.
Parceria com toda a rede de garantia de direitos (Conselho de Direitos, Conselho Tutelar, Sec. De Educação, Sec. De Saúde, Sec. De Turismo, Ministério Público, Polícia Militar, etc.) ajudando a definir o papel de cada instituição na garantia de direitos violados, procurando consolidar a política municipal de assistência social na preservação de direitos e na garantia do reestabelecimento daqueles violados.
Formação de grupos de convivência e protagonismo juvenil nas escolas do município como parte da política de enfrentamento as drogas, a prostituição e na garantia e conscientização quanto a direitos e deveres de crianças, adolescentes e jovens.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV

Oferta de oficinas de TEATRO, DANÇA, BELEZA, ARTESANATO, PINTURA, CAPOEIRA, MÚSICA, KARATÊ, JUDÔ, JIU-JITSU, CORAL, BANDA E FANFARRA
Funcionamento de três espaços de convivência: 01 na sede do município (Espaço Balão Mágico), 01 no distrito de Abreu do Una (Espaço Abreu do Una), 01 no distrito de Várzea do Una (Espaço Várzea do Una).
Acolhimento de cerca de 600 crianças e adolescentes entre 06 e 17 anos.

Gestão da Secretaria de Ação Social

Reordenamento dos serviços concernentes a benefícios eventuais (órteses, próteses, medicamentos, fraldas, alimentação e nutrição, exames, óculos etc.) integrantes da Política de Saúde desta secretaria para a secretaria de competência (Saúde) em atendimento a Resolução Nº 30 de 9 de Dezembro de 2010 baixada pelo Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS.
Inauguração da sede própria e não compartilhada do CREAS, cumprindo a PNAS, uma vez que desde a instalação do serviço no município, no ano de 2006, o mesmo funcionava compartilhando o espaço com outros serviços.
Reordenamento dos serviços PETI, IDOSOS para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV.
Efetivação da Política Nacional de Assistência Social – PNAS no município, executando-a como política de Estado, ou seja, como dever do Estado e direito do cidadão.
Regulamentação, mediante lei municipal, dos benefícios eventuais ofertados no município. 
Gestão aberta, democrática e participativa sempre disposta ao diálogo, a discussão e ao planejamento de ações que visem o melhoramento do município e ao bem comum da população coroense, sobretudo, daquela que mais precisa do amparo do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário