quinta-feira, 24 de abril de 2014

QUAL A DIFERENÇA ENTRE HAUTE COUTURE, PRÊT-A-PORTER E FAST FASHION



Nomes complicados, estranhos mas sera que fazem sentido ?


Sim! Fazem algum sentido para nos designs. Bom,  pra entender o que significa essas palavras do glossário do mundo fashion não precisa ser um expert. Basta apenas ler algumas informações, ouvir e depois tudo vira naturalmente é  uma questão de tempo. Assim a cada vez  que você ler, ouvir ou ver essas palavrinhas (e outras) rapidamente você distinguira o significado e saberá quais as diferenças entre se.


No inicio geralmente é complicado, vai se perguntar do porque um nome mais fácil ou popular, ou seja esses nomes que vocês acham complicados pra nos desenhistas, designs, são normais, pra cada grupo de trabalhadores em áreas diferentes existem diálogos meios que fossem um código de conduta, especificamente traduzindo dialogo de adolescentes (rsrs), entendeu !
Vamos entender um pouquinho de cada coisa.

Mas Annelisa o que é Haute Couture ? Haute Couture (Alta Costura) refere-se a um nome francês dada a uma escala artesanal com modelos exclusivos (únicos), fabricados manualmente com pedras e metais precisos (fios de ouro, diamantes, safiras, etc). Na Alta Costura pode se fazer de tudo, de uma lingerie à um cílio postiço com diamantes na base (rsrs). 
Esse processo foi feito graças ao inglês Charles Frederick Worth que produziu seu primeiro desfile de alta costura em Paris 1858 usando modelos ao invés de cabides, outra novidade na quela época.

 o prêt-à-porter (pronto pra vestir), é o que você compra nas lojas atuais hoje em dia  prontinhos. O pronto pra vestir (prêt-à-porter) foi criado pelo francês JC Weil, no final de 1949, ou seja apos a a 2° Guerra Mundial. Com a globalização conforme foi mudando, hoje em dia em pouco minutos você  fica sabendo o que é trend, o que é moda.
O prêt-à-porter se associou a muitos estilistas agregando valores estéticos, diferentes e criativos em peças básicas. Sofrendo uma mutação simbólica que iria fazer o maior sucesso, e fez !

E as peças industriais (lojas de departamento), ou seja, o fast fashion significa renovação das mais rápidas possíveis. Com produtos a preços baixos para poder transmitir as estações do ano. Assim gerando mais impactos ambientais. Exemplos : C&A, Renner, Riachuelo, ZARA, H&M, Forever 21, Marisa, Hering entre outras.
Bom, como estilista não basta saber apenas desenhar ou costurar. Temos que se esforçar bastante, em termos de pesquisas, inspirações etc , isso é um assunto pra outro post. Temos que diferenciar cada coisa minuciosamente que é quase tudo  a mesma coisa ou a mesma coisa, como jerimum e abobora apenas se diferencia no tamanho e no sabor.


Agora você  sabe um pouco a diferença entre elas é  por em pratica.

Recaptulando:

  • HAUTE COUTURE: roupas únicas para a mais alta sociedade;
  • FAST FASHION: lojas de departamento;
  • PRÊT-A-PORTER: roupas prontas para o consumo;
  • TREND: tendencia (cor, estampa, forma) do momento.

Um comentário:

  1. "temos que se esforçar bastante" está errado...O certo é temos de nos esforçar bastante!

    ResponderExcluir