sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

O QUE TODO COROENSE DEVERIA SABER

O que poucos coroenses sabem é que:






Gilberto de Mello Freyre, (Recife, 15 de março de 1900 — Recife,18 de julho de 1987) foi um polímata brasileiro. Como escritor, dedicou-se à ensaística da interpretação do Brasil sob ângulos da sociologia,antropologia e história. Foi também jornalista, autor de ficção, poeta e pintor. É considerado um dos mais importantes sociólogos do século XX.Recebeu da Rainha Elizabeth II o título de Sir, sendo um dos poucos brasileiros detentores desta alta honraria da coroa britânica









 O relevo nas mãos da moradora do Engenho Queimadas mostra que o tempo passou tanto para ela quanto para o lugar - uma outrora rica propriedade que hoje está reduzida a um punhado de casebres. Foi no Queimadas que Gilberto Freyre redigiu parte de Nordeste, livro no qual ensaia uma abordagem ecológica da Zona da Mata, discutindo a diversidade natural da região e a ameaça ambiental dos engenhos.
Uma das consequências notáveis do ciclo da cana-de-açúcar no Nordeste brasileiro, além do impacto ambiental, foi o surgimento de cidades que se desenvolveram ao redor dos engenhos.

#SaibaMais

#LeiaCasaGrandeESenzala (Gilberto Freyre)




FONTE> Engenhos de pernambuco, Fundação Joaquim Nabuco, Blogs, Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário