terça-feira, 28 de janeiro de 2014

CURIOSIDADES SOBRE O PEIXE-LUA



O peixe-lua é o maior peixe ósseo do mundo, podendo atingir mais de 3 metros de comprimento, mais de quatro de altura e pesar mais de duas toneladas!

O modo como nada, com movimentos sincronizados das barbatanas dorsal e anal é bastante diferente dos outros peixes. Apresenta um comportamento bastante peculiar, deita-se de lado, à superfície, para apanhar banhos de sol (daí o nome ocean sunfish, em inglês). As explicações para este comportamento são várias, nomeadamente, regular a temperatura corporal e atrair aves para o desparasitar.

O peixe-lua destaca-se por transportar uma impressionante carga de parasitas. Até à data a comunidade científica identificou cerca de 50 espécies diferentes, entre parasitas internos e externos!

As fêmeas produzem até 300 milhões de ovos de cada vez, que são libertados para a água e fecundados pelos machos. As larvas passam por três estágios de desenvolvimento em que o peixe perde a barbatana caudal e ganha uma série de espinhos conspícuos.

Devido à sua natureza delicada e aos movimentos lentos, estes peixes são facilmente capturados por redes à deriva e por outros métodos de pesca. Como consequência as populações poderão estar em declínio.

Foi anexado ao acervo do Museu do Una um exemplar do Peixe Lua (Masturus Lanceolatus), uma espécie rara de peixe ósseo encontrada em profundidades maiores que 600 metros. Um grande apoio à identificação e taxidermia foi dado pela professora Elizavetg Araújo, do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco.

Ao contrário do que se pensava, o peixe lua é bem bonito em habitat natural e essa não é uma história de pescador.





#Conhecimento

Fontes: Wikipedia
Museu do Una
Oceanário de Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário