quinta-feira, 17 de abril de 2014

COMO CRIAR UM CROQUIS?

Apesar de esboços de moda exigirem certa técnica, você não tem que ser um artista profissional para criar um esboço certo ! Como um iniciante, aprender sobre as técnicas básicas e materiais necessários para criar um esboço de moda vai ajudá-lo a transferir as suas ideias para o papel.


A palavra croquis vem do francês "croquer", que significa "esboçar, rascunhar". O croqui atua como um molde, sobre qual você coloca o seu papel vegetal, onde você vai desenhar seus projetos de roupa. Este desenho básico servirá como a base de seu desenho de moda. Os iniciantes podem aprender a desenhar croquis tomando aulas de desenho de observação ou modelo vivo. Se estiver desenhando um croqui pela primeira vez, então desenhe o seu modelo em papel quadriculado, que servirá de referência para tamanho e simetria.

Materiais necessários:
  • papel de desenho ou um sketchbook (caderno especifico para desenhos);
  • lápis 2b, 4b e 6b; (Staedler, Stabilo ou Faber Castell);
  • borracha macia;
  • apontador;
  • régua.

Proporções do corpo que são importantes saber:
  • as mãos tem 3/4 do tamanho da cabeça (ou seja, abertas elas podem cobrir a face);
  • o comprimento de um braço relaxado vai até metade da coxa;
  • sem contar os dedos do pé, a sola tem o mesmo tamanho da cabeça;
  • o pé tem o mesmo comprimento do cotovelo até o pulso;
  • o dedão tem 1/4 do tamanho total do pé;
  • nos adultos, as pernas medem em média metade a altura total do corpo. 
  1. Com a régua faça uma grilha em que você possa fazer exatamente o esqueleto de ponta a outra (0,6 cm x 0 ,27 cm x dividindo por 13,5 cm em partes iguais).  Trace linhas e faça pontos específicos como (ombros, seios, cotovelos, cintura, quadris, pulso, articulações dos dedos, joelhos, e por fim tornozelos).
  2. Preencha  todo o esqueleto ;
  3. Apos ter preenchido crie sua roupa;
  4. pinte e contorne para um bom resultado.


OBS : se o seu foco for a roupa não se preocupe muito em fazer os cabelos e o rosto, a não ser que você tenha em mente alguma maquiagem especial. Com o tempo você vai tendo pouco a pouco experiencia com os traços e treinando diariamente você consegue chegar ha um croquis "perfeito".







5 comentários:

  1. Em qualquer curso de moda que você for fazer vai começar pelo esqueleto do croquis mesmo no SENAC, não tem como você não pular essa etapa. Ha não ser que você tente fazer ele já todo preenchido com roupas, etc (pode tentar). Eu já ensinei algumas pessoas que passaram pelo mesmo processo e hoje desenham super bem.
    Bjs, Annelisa Chevillon

    ResponderExcluir
  2. Olá, acabo de visitar seu blog e segui-lo. Lhe desejo foco, sucesso e força. Que conquiste muitas realizações através do mesmo. E também convido você e seus/suas leitores/leitoras a conhecer o meu blog: toobege.blogspot.com.br . Beijinhos e espero você lá também *0*

    ResponderExcluir
  3. Seja bem vinda a nossa TV Coroense, muito obrigada pelo carinho e pela força.
    Bjs, Annelisa Chevillon

    ResponderExcluir
  4. Muito legal adorei vc tem talento

    ResponderExcluir